Notícias

SOCIALIZA ADM PRISIONAL BAHIA

CARAVANA DAS AÇÕES AFIRMATIVAS DA UFSB VAI OFERTAR MAIS CINCO VAGAS PARA O CONJUNTO PENAL DE ITABUNA

O Conjunto Penal de Itabuna, recebeu na tarde de quarta-feira (29), a Caravana das Ações Afirmativas da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). O instrumento consiste na ampliação das cotas da instituição para acolher pessoas em privação de liberdade, egressos do sistema prisional e refugiados, entre outros grupos em situação de vulnerabilidade. Dentro desse programa, um novo edital foi aberto, a fim de ofertar outras cinco vagas para a Unidade.

A apresentação da UFSB foi feita pelo pró-reitor Sandro Ferreira e pelo professor Felipe de Paula a diversos reeducandos que já estão matriculados na UFSB, por meio do Sistema Unificado de Seleção Universitária (Sisu). Além desses, também participaram diversos candidatos que alcançaram notas suficientes para concorrer às vagas do Sisu, mas tiveram dificuldades de realizar o cadastro na unidade.

Alguns desses reeducandos se enquadram no novo edital da UFSB, que foi aberto para receber os candidatos que não conseguiram realizar a matrícula no primeiro momento. “Pensando nesses reeducandos, abrimos esse edital, que vai alcançar aqueles que obtiveram notas competitivas, mas não conseguiram a matrícula, por diversos motivos, entre os quais as dificuldades de inscrição no Sisu, devido a problemas com o sistema GOV.BR, que é utilizado pelo MEC”, afirmou o pró-reitor de  Ações Afirmativas da UFSB, professor Sandro Ferreira.

O ingresso por meio desse edital também se dará a partir da nota do Enem. Porém, segundo explica o pró-reitor, por ser um edital local, a burocracia será simplificada para o processo de matrícula, já que não vai utilizar por exemplo, o sistema do GOV.BR. Com a nova oferta, o número de reeducandos na UFSB deve aumentar, saindo dos 23 matriculados atualmente para 28 novos universitários.

Para o diretor do Conjunto Penal de Itabuna, Bernardo Cerqueira Dutra, a Educação tem sido o principal foco da ressocialização na unidade. “Temos mais de 600 reeducandos estudando nas redes estaduais e municipais, e agora temos a felicidade de ter dezenas de reeducandos inseridos no ensino superior, inclusive com um desses já concluindo um curso universitário e trabalhando na área”, afirma Dutra.

Arquivos
Conjunto Penal de Itabuna promove Semana da Mulher com programação especial
Jardim terapêutico promove inclusão e cuidado mental no Conjunto Penal de Barreiras
Internos do Conjunto Penal de Itabuna receberão óculos após atendimento oftalmológico
Reeducandos do Conjunto Penal de Vitória da Conquista iniciam cursos superiores pelo Prouni
Internos do Conjunto Penal de Vitória da Conquista recebem certificados de cursos profissionalizantes e musicais

O Conjunto Penal de Itabuna realizou a Semana da Mulher, oferecendo uma programação diversificada voltada para a promoção do bem-estar, capacitação e valorização das reeducandas. O evento, marcado por palestras,

//
10 de março de 2025

No Conjunto Penal de Barreiras, uma iniciativa inovadora vem ampliando o suporte aos reeducandos com transtornos mentais e sofrimento psíquico. O projeto Jardim Terapêutico Flor & Ser foi criado para

//
6 de março de 2025

Os internos do Conjunto Penal de Itabuna que participam de atividades educacionais, laborativas e terapêuticas estão recebendo atendimento oftalmológico e, em breve, ganharão óculos de grau. A iniciativa é realizada

//
24 de fevereiro de 2025

O Conjunto Penal de Vitória da Conquista vive um momento histórico nesta terça-feira (20). Pela primeira vez, reeducandos da unidade iniciaram cursos de ensino superior por meio do Programa Universidade

//
20 de fevereiro de 2025

No último sábado (17), o Conjunto Penal de Vitória da Conquista realizou a certificação de 90 internos que participaram de cursos profissionalizantes e de musicalização ao longo de 2024. A

//
18 de fevereiro de 2025