A oferta de cursos técnicos em presídios é uma iniciativa importante para promover a ressocialização de pessoas privadas de liberdade. Em Lauro de Freitas, ações desse tipo têm se destacado por proporcionar capacitação profissional e educação, ajudando a reduzir a reincidência criminal e oferecendo novas perspectivas de vida aos internos após o cumprimento da pena.
Desta vez, o Conjunto Penal de Lauro de Freitas promoveu curso técnico em parceria com a Universal nos presídios (UNP). Os internos se especializaram em manutenção de purificadores de água. O curso teve a carga horária de 72 horas, com aulas presenciais, teóricas e práticas, iniciando em Setembro e finalizando em Novembro desse ano.
Essas ações não só ampliam as oportunidades de emprego para os detentos ao deixarem o sistema prisional, como também ajudam a transformar o ambiente dentro do presídio, promovendo maior valorização da educação e redução de conflitos. Ao concluírem o curso, os participantes receberam certificados reconhecidos, o que aumenta suas chances de inserção no mercado de trabalho.
Iniciativas como essa em Lauro de Freitas, demonstram o impacto positivo da educação na inclusão social e na construção de uma sociedade mais justa, ao oferecer uma segunda chance para aqueles que buscam recomeçar.