Notícias

post1

INAUGURADA REFORMA DO CENTRO DE RESSOCIALIZAÇÃO DO CONJUNTO PENAL

Depois de ter as atividades suspensas, após ser “tomado” por um bando de andorinhas, o Centro de Ressocialização do Conjunto Penal de Itabuna passou por uma completa reforma, que foi inaugurada nessa quinta-feira (21). A cerimônia foi conduzida pelo superintendente de Ressocialização Sustentável (SRS), da SEAP, Luís Antônio Nascimento Fonseca, que havia determinado a suspensão para reforma, há quatro meses, do antigo espaço.

O “ataque” dos milhares de pássaros provocou grande transtorno, mas o resultado da reforma surpreendeu a todos. “Após suspender as atividades, decidimos realizar essa obra, junto com a direção da unidade e a empresa cogestora Socializa. Mobilizamos 25 internos, que foram capacitados, a fim de que pudessem ser remunerados, e, depois de uma grande batalha, a obra foi realizada. Quero parabenizar a todos, pelo empenho”, afirmou o superintendente Luís Antônio.

O diretor da unidade, major PM Adriano Valério Jácome da Silva, destacou o trabalho em equipe, que possibilitou o sucesso da reforma. “Foi um percurso longo, o resultado foi excelente, mas costumo dizer que a caminhada em busca do objetivo já é, por si, uma vitória. Agradeço a todos, pois apenas trabalhando como equipe seria possível essa realização, e isso ocorreu aqui”, declarou.

Humanização

As obras buscaram não apenas requalificar o Centro de Ressocialização, mas, fazendo jus ao objetivo a que se destina, humanizou os espaços, com implantação de uma jardim, pintura em cores que proporcionam paz e tranquilidade, como o branco e o azul. Esse conceito de humanização foi valorizado, desde o acesso ao local, até os locais que foram ressignificados, como o banheiro adaptado para pessoas portadoras de necessidades especiais.

O conforto térmico foi garantido com a instalação de 24 ventiladores nas 12 salas de aula, que receberam forro de PVC e iluminação adequada ao ambiente de aprendizado. Os espaços dos cursos profissionalizantes também receberam os mesmos equipamentos, proporcionando melhores condições para o aprendizado aos reeducandos.

Autoridades

Além do diretor Adriano Jácome e do superintendente Luís Antônio, a mesa foi composta pelo tenente-coronel Sandro Crispim Ferreira Lopes, comandante do 15º BPM; e pelo advogado Moisés Figueiredo de Carvalho, presidente da Comissão de Direito Criminal e Sistema Prisional da OAB – Subseção Itabuna. Ainda compuseram a mesa o educador Cristóvão Crispim, que representou a diretora do NTE- 05, Josefina Castro; e a educadora Ana Tereza D. Nunes, que representou a secretária de Educação do município, Nilmecy Santos Gonçalves.

O evento teve a participação de diversas autoridades e representantes da sociedade, e de diversos órgãos municipais e estaduais, a exemplo da doutora Cláudia Trindade, também da SRS, e Nayara Sousa Rosa, representando o secretário municipal de Saúde, Uildson Nascimento. O músico David Nascimento, ex- The Voice, abrilhantou a cerimônia, cantando e tocando seu saxofone. Também se apresentaram no evento, os integrantes do projeto de música “Um Toque à Liberdade”, que funciona na própria unidade.

A direção da empresa Socializa foi representada pelo diretor operacional Renê Almeida e pelo gerente e responsável técnico, André Pitanga. Participaram ainda representantes do corpo de colaboradores da unidade, entre os quais os da Segurança, do Corpo Técnico, da Manutenção, Nutrição e a Equipe de Ressocialização.
Os funcionários diretamente envolvidos na obra, bem como os internos que atuaram como ajudantes e o responsável técnico, arquiteto urbanista Charles William Costa Abreu, foram homenageados ao longo do evento. Prestigiaram a cerimônia o diretor-adjunto, Bernardo Cerqueira Dutra, e o coordenador de Segurança, Fábio Vivas.
Certificação

Após a cerimônia de inauguração, ainda foram certificados os 25 reeducandos que trabalharam na obra. Eles receberam capacitação teórica e prática, correspondente a 128 horas-aulas, e estão aptos a trabalhar na área quando alcançarem a liberdade.

Arquivos
Vitória de Conquista: Conjunto Penal promove campeonato de tênis de mesa
Ação dia das Crianças
Conjunto Penal de Barreiras doa 300 quilos de alimentos
Conjunto penal de Itabuna investe na literatura
Conjunto penal de Barreiras promove múltiplas atividades culturais e educativas

Durante a segunda e terceira semana do mês de Outubro, foi realizado no Conjunto Penal de Vitória da Conquista, o 1º Campeonato de Tênis de Mesa. A atividade tem por

//
16 de outubro de 2024

A Socializa, cogestora de cinco unidades prisionais no Estado da Bahia, responsável pelas Garantias de Direitos de mais 3.000 pessoas, acredita que cada pessoa hoje custodiada pelo Estado tenha um

//
7 de outubro de 2024

No final do mês de setembro, o Projeto Semeando Liberdade, realizado pelo Conjunto Penal de Barreiras, doou 300 quilos de alimentos a instituição de acolhimento social Nova Vida. Tratando de

//
3 de outubro de 2024

Sabendo da importância do livro na vida de cada pessoa, a Socializa investe sempre na leitura e no conhecimento oferecendo livros aos internos e internas e agora também aos funcionários

//
24 de setembro de 2024

O Conjunto Penal de Barreiras foi palco de importantes eventos no último dia 20 de setembro, apresentação teatral, entrega de certificação, e roda de leitura marcaram a ocasião. O evento

//
24 de setembro de 2024